Saiba como uma boa gestão de logística torna o seu e-commerce mais eficiente

Saiba como uma boa gestão de logística torna o seu e-commerce mais eficiente

Tão relevante quanto ter um site otimizado nos mecanismos de busca, uma padronização gráfica no layout, imagens com boa qualidade e um bom investimento em mídia paga, de nada adianta se um dos processos mais relevantes do e-commerce não acontece: a entrega.

Possuir uma logística eficiente é essencial para garantir uma boa experiência do usuário em sua loja virtual. Ter uma visão macro e em tempo real sobre os produtos em estoque, a previsão e o status de entrega de seus produtos, não é mais um recurso exclusivo à grandes players do e-commerce, é lição de casa básica.

Atualmente, muitos softwares de acompanhamento dos processos logísticos concentram informações relevantes que devem ser repassadas ao cliente final. Quando se consolida um bom processo comunicacional na sua empresa, todos os dados coletados se tornam informações ricas que contribuíram para o aprimoramento da experiência de compra. Pense só em um cenário onde o cliente e o fornecedor não contam com nenhum recurso de acompanhamento de seus produtos. É muito frustrante depositar o seu dinheiro em algo que você não tem o mínimo de controle.

Identificado os principais problemas em torno de uma operação logística focada em e-commerce, preparamos este artigo para te ajudar a identificar as dores do seu negócio e explorar as soluções que podem se adequar melhor à sua loja virtual.

O que é a gestão de logística?

Fizemos um post recentemente falando disso, onde apontamos que a questão principal de uma gestão eficiente é a comunicação unificada de todos os processos de um centro logístico. Isso significa que tirar proveito de softwares integrados em todos os setores, desde o recebimento, controle de estoque, armazenagem e saída de produtos, é essencial na construção de um cenário que preza pela qualidade dos processos.

Primeiramente, é preciso ter um fluxo humano bem definido dentro da sua empresa, tendo profundo conhecimento da responsabilidade de cada um, para em seguida entrar com o suporte tecnológico. Atualmente diversos softwares — os chamados Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém — possuem API aberta ou alguma facilidade que possibilita que o sistema seja moldado conforme necessidades específicas do seu cenário.

Bem, sabendo como funciona um processo logístico, quando é necessário contratar uma empresa para operar o estoque do meu negócio?

Sabe quando você acessa uma loja virtual, coloca os seus produtos no carrinho e na hora de calcular o prazo de entrega e o custo do frete, você leva um susto com a demora e com o valor? Pois bem, com um operador logístico sério, você conseguirá otimizar tempo e custo, possibilitando uma otimização da experiência do seu cliente na sua loja. É papel deste operador logístico encontrar as melhores condições de entrega, por meio de reuniões e um entendimento profundo do seu cenário e público-alvo.

É importante ressaltar que os processos internos dizem muito sobre a impressão final que seu cliente terá sobre o seu negócio. Portanto, explore ao máximo as possibilidades que seu parceiro logístico pode identificar para melhorar o seu negócio e cobre ele sobre o serviço prestado, sempre pautando sua argumentação em dados e questão reais e técnicas.

Já entendemos a importância da comunicação com nossos parceiros logísticos e como funciona a dinâmica de trabalho de um armazém, mas estes benefícios são exclusivos para grandes lojas, certo?

Não. Um trabalho eficiente deve ser cumprido por toda empresa prestadora de serviços, independentemente de seu porte. Por este motivo é de suma importância desenhar um escopo bastante completo na hora de contratar um parceiro logístico e alinhar devidamente as suas expectativas como contratante, com o serviço acordado, além das limitações técnicas e operacionais.

Todas as suas necessidade devem ser contempladas pelo prestador de serviços e isso só é encontrado com pesquisa e avaliação técnica de propostas ofertadas por empresas de logística. Aqui na Master Mídia, por exemplo, buscamos alinhar um ciclo de reuniões para captar com profundidade o escopo de nossos clientes. Tão importante quanto o cuidado com os produtos que recebemos, é otimizar nosso cenário de entrega de forma que se adeque à realidade de nossos parceiros. Além, disso, disponibilizamos uma plataforma para acompanhamento de toda movimentação de carga com fotos e vídeos.

A automatização e integração de processos se mostra até o presente momento a alternativa mais eficiente no que diz respeito à logística. Consolidar os recursos tecnológicos com o trabalho humano, é capaz de aprimorar substancialmente a qualidade do serviço prestado em sua loja virtual.

A Master Mídia tem mais de 20 anos de experiência no mercado e expertise de sobra para lidar com as especificidades do cenário de e-commerce. Contamos com sistema de acompanhamento e uma equipe altamente treinada, preparada ao atendimento e aprimoramento do seu negócio. Ao longos desses anos, já ajudamos centenas de empresas a otimizarem o processo logístico de seus negócios.

Quer saber mais sobre a Master Mídia? Entre em contato e entenda como podemos te ajudar na otimização de processos do seu e-commerce clicando aqui.

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