Como funciona o transporte e logística de medicamentos?

Como funciona o transporte e logística de medicamentos?

Quando falamos de transporte de medicamentos, algumas questões devem ser levadas em conta. Conhecimento da legislação vigente e regulamentações específicas são exigências padrão de empresas que trabalham com este modelo logístico.

Por se tratar de produtos sensíveis, a apresentação de documentação comprobatória pode ser exigida por empresas que necessitam deste tipo de transporte.

Legislação para o transporte de medicamentos

Atualmente, existem dois principais dispositivos geridos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Portaria 1.052/98 e a Resolução nº 329/99.

A primeira dispõe sobre as obrigatoriedades que a empresa de transporte e logística deve seguir para a emissão da Autorização de Funcionamento. Isso envolve a apresentação de documentação da empresa, pagamento de taxas entre outros. Caso a empresa deseje transportar substâncias controladas, uma Autorização Especial deve ser expedida.

Já a Resolução nº 329/99 trata do Roteiro de Inspeção para Transportadoras de Medicamentos, Drogas e Insumos Farmacêuticos, documentação necessária para o devido acompanhamento e avaliação completa das rotinas da empresa.

É importante lembrar que o Conselho Federal de Farmácia é um órgão que atua em paralelo com a ANVISA para garantir por meio da Resolução 433/2005, que um profissional farmacêutico atue na empresa de transporte, garantindo a fluidez do trabalho.

Por falar neste profissional, ele é responsável por trazer garantias no que diz respeito ao:

  • Registro de produtos e certificações da empresa;
  • Autorização e suspensão de transporte para cada tipo de veículo;
  • Treinamento adequado de colaboradores para manipular determinados produtos;
  • Criação de rotinas de limpeza e conservação para o armazém e veículos.

Essas são só as principais tarefas que um profissional de farmácia deve ter na hora de organizar as rotinas de transporte em conjunto da empresa. Outras atividades podem ser exigidas dependendo do tipo de produto e regulamentação emitida pela empresa.

Sobre os veículos e embalagens

A química de diversos medicamentos pode ser alterada quando os mesmos são expostos à temperatura ou condições inadequadas, inutilizando a sua fórmula ou até mesmo gerando alterações no organismo de quem consome. Por este motivo, contar com uma estrutura de transporte e armazenagem adequada é indispensável para este tipo de trabalho.

Mas calma, pois toda a recomendação técnica de armazenagem, temperatura e outros serão descritos previamente pela fabricante do produto. Entretanto, é obrigação da empresa dispor de estrutura e tecnologia adequada para atender aos requisitos de transporte dessas empresas. Essas exigências podem ser:

  • Utilização de embalagens térmicas;
  • Iluminação que não gere calor;
  • Manutenção atualizada de veículos;
  • Isolamento térmico;
  • Inspeção do termostato para controle de temperatura;

Todas essas diretrizes devem ser acompanhadas também pelo profissional farmacêutico, sabendo de todas as obrigações e exigências dos órgãos reguladores e fabricantes.

Sistema e controle de estoque

Como já falamos no artigo sobre a importância de contar com uma gestão de transporte em sistema, toda a logística deve seguir um padrão eficiente. Por este motivo, quando tratamos do transporte de medicamentos, a história não pode ser diferente.

Assim como para qualquer tipo de transporte, seja de eletrônicos, vestuário ou mobiliário, é um diferencial também que no transporte de medicamentos, os clientes possam contar com rastreamento em tempo real, um sistema de gestão unificado e uma equipe de atendimento pronta para gerar tranquilidade e fluidez no transporte.

A Master Mídia está há mais de 20 anos no mercado logístico entregando experiências. E é por este motivo que gostamos de compartilhar com vocês não só sobre nossa expertise neste mercado, mas transformá-las em histórias que façam você crescer junto com a gente!

Gostou deste artigo? Comente abaixo se o texto te ajudou a compreender melhor as especificidades do transporte de medicamentos. Ah, e já sabe, se tiver qualquer dúvida, deixe aí nos comentários que será um prazer ajudar.

Quer saber mais sobre a Master Mídia? Entre em contato e entenda como podemos ser o seu próximo parceiro logístico clicando aqui.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Master Mídia www.mastermidialog.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×